O Pai misericordioso (Lc 15,11;22-24)

O Pai misericordioso (Lc 15,11;22-24) 

Estamos diantes de uma das parabolas mais conhecidas da escritura.  Muitos Santos experimentaram a conversão lendo esses versículos da escritura narrados em Lucas 15.  Diante de um texto extraordinário apresento algumas colocações sobre a misericórdia divina. 

Muitos Padres da Igreja argumentam que essa parábola narrada por Jesus, não é do (filho perdido, reencontrado) mas sim do Pai misericordioso.  Toda trama acontece porque o Pai esta no controle da situação.

É ele quem da a liberdade; A herança; Suporta a afronta do filho; Espera em sua volta; Suporta a demora do reencontro; Acolhe, abraça, beija, perdoa,  se alegra; Devolve a dignidade, da “a melhor túnica”, coloca o anel no dedo, a sandália nos pés, Traz o novilho, Prepara o banquete; E festeja a volta do filho.     

Ao filho perdido só resta dizer: TUDO É DO PAI, TODA HONRA E TODA GLÓRIA É DELE A VITÓRIA , ANCANÇADA EM MINHA VIDA.

 O Papa Francisco na bula o rosto da misericórdia diz que precisamos comtemplar o mistério da misericórdia. Por isso ele inicia a bula dizendo:  “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos, nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai”.    O Papa entende que para sermos misericordiosos como o Pai, precisamos primeiro experimentar, comtemplar, penetrar nesse mistério de amor, só assim o nosso testemunho será forte, como em nossos tempos precisamos manifestar o rosto de Cristo diante de todos os povos.  

“Compreendendo o mistério da infinita misericórdia de Deus”

§Na misericórdia, encontramos o núcleo do Evangelho e da nossa fé, porque a misericórdia é apresentada como “a força que tudo vence” por que a misericórdia não é a fraqueza de  Deus, mas sua força.   Quando sofremos a experiêcia da misericórdia de Deus, é sinal que a vontade de Deus prevalece sobre o pecado que habita em nós.

§ Na misericórdia, temos a prova de como Deus ama. Ele dá tudo de Si mesmo, para sempre, gratuitamente e sem pedir nada em troca  (Rm 5,8) Eis a prova que Deus nos ama, é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores.

§No evangelho de Lucas capitulo 15, encontrmaos as parábolas dedicadas à misericórdia. Nessas parabolas Jesus revela a natureza de Deus, como de um Pai, que nunca se dá por vencido, enquanto não tiver dissolvido o pecado dos seus filhos.

§Deus é apresentado sempre cheio de alegria, sobretudo quando perdoa.                                                                                                             (Lc 15,10) Haverá mais alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.

§É Importante frisar que a misericórdia é diferente da graça:

A graça vê o homem sem mérito; a misericórdia o vê como miserável. A graça pode ser exercida onde não há pecado; a misericórdia é mostrada somente a pecadores.  (Cf Ef 2,4) Quando a palavra de Deus revela que Deus é rico em misericórdia, ou que  a sua misericórdia é eterna.  Podemos compreender que os autores bíblicos, querem revelar algo que é avassalador, inquietante, constrangedor, por que o que move o coração de Deus a intervir, ou mais, se unir a nós, por meio do filho e do Espírito Santo, não é a justiça, nossa santidade, mas a misericórdia infinita de Deus.

§Na Sagrada Escritura, a misericórdia é a palavra-chave, para indicar o agir de Deus para conosco.  A misericórdia é como uma âncora lançada por Deus em nós, que impede que Ele nos abandone. É um compromisso, de Deus para conosco, Ele decidiu nunca nos abandonar.  Por isso o Papa Francisco disse:  Deus prefere nos perdoar, mil vezes, do que nos perder. Se o jovem perdido pode voltar para casa do Pai, ou se a natureza decaída do homem, pode alcançar a salvação, é por que Deus é rico em misericórdia.  

Deus é misericórdia!  KBÇAUM volte para Casa do Pai!  Paz e pentecostes a todos, feliz ano Santo da misericordia.